ESCRITA FISCAL
1 – Como devo proceder quando a opção de lançamento de ICMS/ IPI ou ISS estão desabilitadas?
R: Ir em Arquivos/ Cadastros/ Empresas, indicar a empresa que deseja habilitar o módulo dos lançamentos e na Aba da Contabilidade, preencher o campo Contribuinte, na parte de Impostos, de acordo com o tipo de recolhimento que a empresa está obrigada.
2- Por que após a emissão das guias não consigo alterar lançamentos?
R: De modo a evitar que sejam alterados dados indevidamente após o fechamento do período, porém se for necessário que seja efetuada qualquer alteração, basta ir em Lançamentos/ Encerramento/ Reabrir Período, indicar a competência que deseja serem feitas as alterações e executar, confirmar o início da operação e logo após aparecerá a mensagem: Reabertura concluída com sucesso.
3- Onde devo verificar no caso de no resumo de guias a CSLL está saindo com alíquota incorreta?
R: Ir em Arquivos/ Cadastros/ Perc. Contrib. Social e indicar a data de vigência, como sendo sempre o último dia do ano que está se fazendo as verificações, com seus respectivos percentuais de Presunção do Imposto e percentual a ser calculado de Contribuição Social, que geralmente são 12 e 9%, respectivamente.
4- E qual o procedimento caso eu tenha 2 alíquotas para cálculo da presunção do lucro para IRPJ e CSLL?
R: Algumas empresas estão sujeitas à mais de uma alíquota para presunção do Imposto para cálculo de IRPJ e CSLL de acordo com o tipo de receita auferida, nesse caso, basta ir em Arquivos/ Cadastros/ Perc. Contrib. Social, indicar o período de vigência, sempre com o último dia do ano que está sendo verificado e indicar um dos percentuais de presunção, e o outro percentual, indicar em Arquivos/ Cadastros/ CFOP. Aqui recomendamos, de modo a facilitar esse cadastro, indicar o percentual de comércio (8%) no primeiro módulo citado e os percentuais de Serviço (16% ou 32%) diretamente no CFOP, uma vez que o cadastro da contribuição social é única e servirá como base para o cálculo de todas as empresas.
5- Tenho uma empresa que é tributada pelo Lucro Real, onde o recolhimento do PIS e Confis é não-cumulativo, como devo proceder para que o sistema faça o controle dos créditos automaticamente?
R: Basta ir em Arquivos/ Cadastros/ Empresas, indicar a empresa que deseja gerar os créditos dos impostos, ir na Aba de Escrita Fiscal e na parte de Parâmetros, marcar a opção crédito da Cofins e em Arquivos/ Cadastros/ CFOP, marcar nos CFOP´s de entrada, na parte de Informações Gerais, os Campos de Crédito de PIS e Crédito de Cofins.
6- É possível emitir os livros no ano inteiro sem que seja necessário imprimir mês a mês?
R: Sim. Basta ir em Arquivos/ Parâmetros/ Clicar no mais de Livros e no mais de Geral, e na opção Informar Período Mensal na Impressão, deixar como sim, feito isso vá em Arquivos/ Competência, selecionar a competência inicial de emissão do livro e em Arquivos/ Relatórios Livros, na tela de emissão dos livros, indicar o período final no campo Até o mês de, lembrando que esse procedimento é válido somente para impressão, na visualização, sairá somente do mês indicado no topo da tela do sistema.
7- Como proceder quando não estiver calculando a retenção da IN381 nos lançamentos de ISS?
R: Para que seja gerado os créditos da IN 381 corretamente pelo sistema, é necessário verificar em Arquivos/ Lançamentos/ ISS, primeiramente se o lançamento possui Cliente informado, e se na aba de Serviços está marcada a opção PIS/ Cofins/CSLL com a respectiva data de pagamento desses impostos, feito isso, a regra para a retenção é: Se o cliente for órgão público federal e essa opção estiver marcada em Arquivos/ Cadastros/ Clientes e Fornecedores, irá fazer a retenção indiferente do valor da nota, caso contrário, somente se a mesma exceder o valor de R$5.000,00 ou se todas as notas emitidas para o mesmo cliente naquele mesmo mês totalizarem valor superior a essa quantia. Vale ressaltar que para fazer a conferências desses valores, podemos consultar o relatório que consta no seguinte caminho Relatórios/ Guias/ Impostos Retidos.
8-Quando cadastro os clientes e fornecedores, eles vão aparecer para as demais empresas?
R: Quando faço o cadastro dos clientes e fornecedores, o sistema permite a opção dos mesmos aparecerem para todas as empresas ou somente para uma empresa em específico, para isto, antes de eu fazer o cadastro, é necessário ir em Arquivos/ Cadastros/ Empresas e na Aba de Escrita Fiscal, na parte de parâmetros, escolher a opção desejada no campo Forn. Específico, onde se eu marcar como SIM, aparecerá somente para a empresa indicada, se marcar a opção NÃO, aparecerá para todas as empresas e se eu escolher Plano de Contas, irá aparecer para todas as empresas que utilizarem o mesmo plano de contas indicado na Aba de Contabilidade.
9 – Estou emitindo a GARE e está saindo sem o CNAE, como devo proceder?
R: Em Arquivos/ Cadastros/ Empresas, indicar a empresa que está fazendo a emissão da guia e na Aba de Escrita Fiscal, na parte de Parâmetros para Relatório, preencher o campo CNAE Estadual.
10- Desejo fazer a integração com a Contabilidade, onde indico as contas para contabilização?
R: O sistema permite fazer a integração das notas fiscais contabilizando as totalizações por CFOP ou por Cliente e Fornecedor, para isso, basta escolher a opção mais apropriada para cada caso e ir em Arquivos/ Cadastros/ Clientes e Fornecedores e na Aba de Contabilidade indicar as contas a débito e a crédito, ou em Arquivos/ Cadastros/ CFOP e indicar as contas na Aba de Contabilização.
11- Tenho uma empresa que está obrigada a entrega do Livro Caixa, tenho como integrar as notas fiscais lançadas no sistema para não ter que digitar tudo novamente?
R: Sim, basta ir em Livro Caixa/ Integra lançamentos, marcar os lançamentos que deseja integrar e indicar planilha para qual vão esses lançamentos e solicitar a importação, lembrando que preenchendo o campo Dia, o sistema assumirá o mesmo dia para todos os lançamentos e caso esse campo não seja preenchido, o sistema faz a integração respeitando a data dos lançamentos.
12- Como faço para segregar as receitas para controle e emissão do relatório do Simples Nacional?
R: Em Arquivos/ Cadastros/ CFOP, indicar o CFOP utilizado nos lançamentos e preencher os campos Anexo, Seção e Tabela localizados ao final da tela na parte de Informações Super Simples, de acordo com o tipo de receita que será lançada com esse CFOP.
13 - E se eu utilizar o mesmo CFOP porém para Anexos, Seções e Tabelas diferentes?
R: Primeiramente deve ser verificado se o CFOP realmente é correspondente ao tipo de receita auferida, mas se em alguma situação houver a necessidade de utilizar o mesmo CFOP que se enquadre em Anexos, Seções e até mesmo Tabelas diferentes, basta ir em Arquivos/ Cadastros/ CFOP e clicar na Opção Cópia de CFOP e criar um CFOP com o mesmo código porém com divisão de contabilização diferenciada e nesse novo CFOP criado, alterar os dados do Super Simples de acordo com a nova tabela a ser utilizada.
14 – Tenho uma empresa que é Optante pelo Simples Nacional ME, onde faço os lançamentos das receitas através do Texto para Livro de Entrada M.E localizado em Lançamentos/ Saldos, qual Anexo, Seção e Tabela serão tributadas essas receitas, visto que não utilizo CFOP para esses lançamentos?
R: Se estivermos falando de uma empresa de comércio, o sistema fará o cálculo do imposto com base no Anexo I, Seção I, Tabela I, se a empresa for uma indústria, será feito o cálculo através do Anexo II, Seção I, Tabela I e se for uma empresa prestadora de serviço será pelo Anexo IV, Seção I, Tabela I.
15 - Tenho uma nota fiscal de entrada interestadual e preciso recolher o diferencial de alíquota dessa nota, como faço para lançar esse valor no sistema?
R: Primeiramente devemos ir em Arquivos/ Cadastros/ Valores Avulsos, e cadastrar um valor avulso para indicar o valor a ser recolhido do diferencial de alíquota, depois vamos em Arquivos/ Cadastros/ CVF, indicar o CVF que será utilizado para esse tipo de lançamento e na coluna de valores avulsos, inserir o valor avulso que acabou de ser criado, para que quando for efetuar o lançamento, o sistema disponibilize esse campo para ser preenchido com o respectivo valor do diferencial. Para que esse valor lançado, saia automaticamente na guia, será necessário ir em Arquivos/ Cadastros/ CFOP e nos CFOP´s de entrada utilizados para compras interestaduais com diferencial de alíquota, marcar a opção, na parte de Informações Gerais, Calcular diferencial de alíquotas? E uma vez feito esse procedimento, basta ir em Arquivos/ Parâmetros/ clicar no mais de Guias/ no mais de ICMS e colocar o código do valor avulso criado na opção GARE-Simples: Valor avulso nas compras interestaduais.
16- Tenho uma nota com dois CFOP´s diferentes, como faço para lançar essa nota no sistema?
R: Será feito o lançamento da nota com um dos CFOP´s normalmente em Lançamentos/ ICMS e IPI, após a confirmação, basta lançar a nota com os mesmos dados somente alterando para o outro CFOP a ser lançado, irá aparecer a mensagem que já existe uma nota lançada e se deseja digitar o complemento dessa nota? Indicar que sim e concluir o novo lançamento.
17- Desejo fazer o lançamento de um cupom fiscal, porém o sistema não me disponibiliza campos para preenchimento das informações necessárias como número de caixa por exemplo, qual o procedimento a ser adotado?
R: Devemos ir em Arquivos/ Cadastros/ Espécie, e consultar o código 2D, que se trata de cupom fiscal ECF/CF, dar um duplo clique para que o mesmo apareça em tela e preencher o campo espécie e marcar a opção Cupom Fiscal, após esse procedimento, quando for em lançamentos/ ICMS e IPI, e digitar a espécie ECF, o sistema irá disponibilizar todos os campos necessários para o lançamento do cupom fiscal.
18- Estou lançando um cupom fiscal e quando digito o número do caixa o sistema apresenta uma mensagem de Caixa não cadastrado e não deixa prosseguir no preenchimento das demais informações, qual o procedimento a ser adotado?
R: Será necessário ir em Arquivos/ Cadastros/ Caixa, pedir para inserir e colocar o número do caixa que será lançado os cupons fiscais, indicar também o número de série e a espécie que será lançado os respectivos cupons.
19- Preciso fazer o lançamento de outros créditos, débitos, deduções e estornos de ICMS ou IPI, onde devo lançar esse valores?
R: Basta ir em Lançamentos/ Valores de Apuração, indicar primeiramente o mês e ano e tipo de imposto que se trata no ajuste e dar um INSERT para habilitar o preenchimento dos demais campos, a mesma opção fica disponível em Relatórios/ Livros/ Apuração de ICMS ou Apuração de IPI, clicando no ícone Valores de Apuração que fica disponível na tela de emissão desses livros.
20- Estou emitindo o Livro de Apuração de ICMS e está demonstrando os lançamentos de entrada e saída normalmente, porém não está sendo demonstrada a apuração do imposto na última folha, qual procedimento a ser adotado?
R: Verificar quais CFOP´s foram utilizados para fazer os lançamentos, que podem ser conferidos através de Relatórios/ Conferência de Lançamentos, e ir em Arquivos/ Cadastros/ CFOP, indicar o CFOP utilizado e marca a opção Montar base para Faturamento de ICMS na parte de Informações Gerais.
21 - Preciso escriturar o livro de inventário, como faço os lançamentos no sistema?
R: Antes de efetuar os lançamentos, é necessário fazer o cadastro dos produtos e verificar se a empresa irá trabalhar com grupo de produtos ou não, para habilitar essa opção de grupos basta ir em Arquivos/ Parâmetros/ clicar no mais de Cadastros/ no mais de Produtos e deixar como Não a opção Cancelar utilização de grupos no cadastro de produtos, feito isso para dar início ao cadastro vamos em Arquivos/ Cadastro/ Grupos e logo após em Arquivos/ Cadastros/ Produtos, sendo que todos os grupos e produtos cadastrados irão aparecer na rotina Inventário/ Lançamentos já deixando a rotina pronta para fazer os lançamentos, bastando indicar as quantidades e valores para posteriormente efetuar a emissão do livro em Inventário/ Livro.
22 - Estou emitindo os livros pelo sistema e estão saindo com a numeração de página incorreta, como devo proceder para fazer o acerto?
R: Podemos ir em Arquivos/ Controle de Páginas, localizar o livro que está sendo emitido com a numeração incorreta, selecioná-lo e acertar a numeração, ou podemos ir em Arquivos/ Parâmetros/ clicar no mais de Livros/ no mais de Geral e deixar como SIM a opção Confirmar numeração de Páginas, dessa forma, o sistema irá permitir que seja feito o acerto das páginas diretamente na tela de geração dos livros.
23 - Tenho uma empresa que está obrigada à entrega do Livro de ISS modelo 53, porém ao fazer a emissão desse livro aparece mensagem Livro sem Movimento, sendo que possui notas lançadas no sistema, qual procedimento deve ser adotado?
R: Primeiramente devemos ir em Arquivos/ Cadastros/ Empresa, indicar a empresa que deseja emitir o livro e na Aba de Escrita Fiscal na parte de parâmetros para relatório, marcar a opção Livro 53, e indicar na mesma aba porém na parte de Prestação de Serviços, os serviços que está empresa presta, feito isso basta ir em Arquivos/ Cadastros/ Serviços, indicar os serviços que a empresa presta e marcar a opção Utilizar no Livro de ISS modelo 53, e por último, ao efetuar o lançamento, em Lançamentos/ ISS, na aba da DES, no campo Tipo de Nota indicar a opção NFFS.
24 - Ao importar a GIA apresenta a mensagem de imposto inconsistente, qual o procedimento para acerto?
R: Verificar em Lançamentos/ ICMS e IPI, pois possui alguma nota fiscal lançada com base de cálculo de ICMS porém sem imposto ou com imposto e sem base de cálculo.
25 – Ao importar a GIA, apresenta mensagem pedindo para informar código de sub-item, qual o procedimento para acerto?
R: Basta ir em Lançamentos/ Valores de Apuração e indicar os códigos de sub-item nos lançamentos efetuados, de acordo com a tabela do arquivo pré formatado da Nova Gia Eletrônica, disponível no site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (www.fazenda.sp.gov.br).