SUPRIMENTOS
1) Como proceder para cadastrar um Centro de Custo? Qual sua finalidade?
R.: Para realizar o cadastro do Centro, se faz necessário acessar o seguinte caminho:
Arquivos / Cadastros / Centro de Custo, informar primeiramente o código do Departamento, e os campos Setor e Seção preencher com Zeros, finalizado o cadastro do departamento, deve-se informar novamente o mesmo código do Departamento em seguida o código do Setor e o campo da Seção deverá ser preenchida com Zero, finalizado cadastro do Setor, deve-se repetir o procedimento, ou seja informar o código do Departamento, Setor e por último da Seção finalizando o cadastro do centro de custo, lembrando que o código é de escolha do usuário. Exemplo: Departamento 01 Setor 0 Seção 0, Departamento
01 Setor 01 Seção 0 e Departamento 01 Setor 01 e Seção 01.
O cadastro do Centro de Custos, tem como objetivo, limitar uma verba mensal por Centro de Custo para aquisição de Produto, Matéria-prima ou Serviço, ao qual poderá ser parametrizado no seguinte caminho.:
Período / Abertura, obrigatoriamente o usuário deverá informar o período ( DD / MM / AAAA), ao qual deseja liberar a verba para o Centro de Custo desejado. Na tela ao lado, serão visualizados todos os Centros de Custo que foram cadastrados para a Empresa e competência setada no topo (F4) e no campo Valor, o usuário, ira informar manualmente qual o verba sera utilizada para cada Centro de Custo.
2) Como proceder para incluir uma RMS (Requisição de Materiais e Serviços)?
R: Apos finalização o procedimento de inclusão da verba mensal para cada Centro Centro de Custo, acessar o seguinte caminho: LANÇAMENTOS / RMS / MANUTENÇÃO
Os campos Código e Data da RMS, ambos são gerados as informações automaticamente a cada nova inclusão de uma RMS (Requisição de Materiais e Serviços)
O campo Centros de Custo, obrigatoriamente deverá conter o Centro de Custo, ao qual deseja realizar a requisição da RMS (Requisição de Materiais e Serviços).
O campo Entrega, devera conter o local ao qual a mercadoria sera entregue. Caso não possua cadastro, acessar o seguinte caminho para cadastro.: ARQUIVOS / TABELAS / LOCAIS DE ENTREGA, utilizando-se de um código numérico sequencial e a descrição do local de entrega.
Os Campos, Solicitante, Responsável, Aprovação, são campos que poderão ser preenchidos manualmente no ato da solicitação da requisição de RMS (Requisição de Materiais e Serviços), cujos mesmos, não requer cadastro.
O campo de Observação, poderá ser utilizado para informações adicionais do Produto ou Serviço.
O Campo Tipo, ao clicar com o mouse, sera habilitado uma setada ao qual poderá selecionar um Produto ou Serviço;
Os Campos Grupo / Produto, ao selecionar o Tipo Produto, o sistema obrigatoriamente ira pedir o Código do Grupo e o Código do Produto, anteriormente cadastrado em ARQUIVOS / CADASTRO / GRUPO DE PRODUTOS e ARQUIVOS / CADASTRO / PRODUTOS.
O Campo Produto / Serviço, ao selecionar o Tipo Serviço, o sistema obrigatoriamente ira pedir o Código do Serviço, anteriormente cadastrado em ARQUIVOS / CADASTROS / SERVIÇOS.
Os demais campos, quantidade, Valor, Dt. entrega OS, Frota, Marca/Modelo e Observação, são campos aos quais o sistema ira solicitar o preenchimento destas informações.
3) Como proceder para transportar uma RMS para Compras?
R: Apos finalizar o procedimento de inclusão da RMS, acessar o seguinte caminho para realizar solicitação de Compra.
LANÇAMENTOS / COMPRAS, nesta tela, o usuário ira selecionar manualmente o tipo de RMS (Produto ou Serviço), em seguida clicar em atualizar (ícone Raio), logo abaixo será visualizada uma pasta com o Nome da Empresa e clicando no Sinal de (+), serão visualizadas todas as RMS que estão pendentes para solicitação.
Apos localizar e selecionar o item ao qual deseja realizar a cotação, se faz necessário clicar no ícone de Cotação (Mão com Folha) e arrastar o item para a janela, em seguida pressionar F3 no primeiro item, para que o sistema possa confirmar a Geração da Cotação, cujo código sera gerado automática, ao qual devera ser anotada para que não haja duvida ou não localização do item.
4) Como proceder para gerar uma Cotação?
R: Com o Código da Cotação em mãos, se faz necessário acessar o seguinte caminho para realizar a cotação.: LANÇAMENTOS / COTAÇÕES / MANUTENÇÃO, no campo código, digite o numero da Cotação anteriormente salvo (Enter), no campo código do Comprador, preencher com o nome do comprador ao qual realizou a cotação, (Caso não haja cadastro, o mesmo poderá ser realizado em ARQUIVOS / CADASTRO / CONTADOR), na mesma tela clicando com mouse abaixo da Descrição Fornecedor e pressione a tecla INSERT do teclado, ira abrir uma tela permitindo que o usuário realize a busca dos fornecedores ao qual deseja realizar a cotação do Produto / Serviço. Com o fornecedor inserido, pressione F3, para que o sistema possa confirmar a geração da informação ao qual ira realizar a cotação. Ao finalizar este procedimento, clicar duas vezes sobre o Nome do fornecedor ao qual deseja realiza a cotação, preencher os seguintes dados da Aba Cabeçalho: Código da Transportadora, Condição de Pagamento, Forma de Pagamento, Data de Validade e na Aba Produtos.: clicar duas vezes sobre o Produto ou serviço e preencher os dados de Valor Unitário e Data de Entrega, em seguida clicar em alterar e OK.
Obs.: A aba Produto / Serviços, uma vez gerado o processo de Compra, automaticamente o produto ou serviço e transportado para esta tela, não se faz necessário alterar qualquer informação.
5) Como proceder para aprovar uma Cotação?
R: Apos finalizar o procedimento de Cotação, acessar o seguinte caminho para realizar a aprovação da Cotação e a geração do número do Pedido automático.
LANÇAMENTOS / COTAÇÃO / APROVAÇÃO DE COTAÇÃO, nesta tela, o usuário ira selecionar manualmente o tipo de Cotação (Produto ou Serviço), em seguida clicar em atualizar (ícone Raio), logo abaixo será visualizada uma pasta com o Nome da Empresa e clicando no Sinal de (+), serão visualizadas todas as RMS que estão pendentes para solicitação.
Apos localizar e selecionar o item ao qual deseja realizar a cotação, se faz necessário clicar no ícone de Cotação (Mão com Folha) e arrastar o item para a janela, em seguida pressionar F3 no primeiro item, para que o sistema possa confirmar a Geração do Pedido, cujo código sera gerado automática, ao qual devera ser anotada para que não haja duvida ou não localização do item.
6) Como proceder para gerar um Pedido?
R: Apos finalizar o processo de Cotação, um código sera gerado automática, ao qual devera ser anotada para que não haja duvida ou não localização do item, em seguida seguir os passos abaixo com relação ao preenchimento dos campos para melhor atender as necessidade do preenchimento do pedido, lembrando que o filtro de pesquisa, poderá ser utilizado para localizar um Pedido anteriormente Faturado ou em Aberto.
Caso opte em pular todos os procedimento acima, o Modulo Suprimentos, permite a geração manual do Pedido acessando a seguinte rotina LANÇAMENTOS / PEDIDO / MANUTENÇÃO, neste tela, o usuário poderá inserir a numeração do pedido de duas formas ( Manualmente ) ou (Automaticamente, habilitando o seguinte parâmetro: ARQUIVOS / PARÂMETROS + LANÇAMENTOS + PEDIDO "NUMERAÇÃO AUTOMÁTICA")), os demais campos contidos na mesma tela, incluindo as abas de Produtos do Pedido ou Serviços do Pedido, poderão ser preenchidas de acordo com a necessidade, não ha obrigatoriedade do preenchimento de todos os campos da aba Dados do Pedido, já nas abas Produtos do Pedido ou Serviços do Pedido, estas sim, ha obrigatoriedade da inclusão de pelo menos 01 (um) item para que o sistema possa gravar as informações contidas no Pedido, lembrando que, se o pedido a ser inserido for só de Produto, não ha obrigatoriedade do preenchimento da aba Serviços do Pedido, mesmo procedimento se aplica quando for um pedido só de Serviço, onde não ha obrigatoriedade do preenchimento da aba Produtos do Pedido, ou em ultimo caso, a inclusão no mesmo pedido de um Produto e Serviço.
Obs.: Na tela de pedido, deixando o mouse sobre os ícones, ira localizar o ícone de pesquisa Pedido, ao qual poderá realizar dos pedidos utilizando-se de 04 formas: Por numero de Pedido - Código de Fornecedor - Descrição Fornecedor e Status (Aberto - AB - Faturado - FT).
7) Como proceder para gerar uma Nota Fiscal?
R: Com o processo de inclusão do Pedido Finalizado, se faz necessário acessar o seguinte caminho: LANÇAMENTOS / NOTAS FISCAIS / MANUTENÇÃO, nesta tela obrigatoriamente deverá conter o número da Nota Fiscal, Espécie e Série da NF, campos aos quais são fundamentais o correto preenchimento, devido a exportação desta NF para os Módulos Escrita Fiscal e Estoque, utilizando-se dos seguintes parâmetros: ARQUIVOS / PARÂMETROS + LANÇAMENTOS + NOTAS FISCAIS (Exporta Lançamentos para o Fiscal Automaticamente? e Exporta Lançamentos para o Estoque Automaticamente?), os demais campos contidos na mesma tela, incluindo as abas de Produtos do Pedido ou Serviços do Pedido, poderão ser preenchidas de acordo com a necessidade, não ha obrigatoriedade do preenchimento de todos os campos da aba Dados do Pedido, já nas abas Produtos do Pedido ou Serviços do Pedido, estas sim, ha obrigatoriedade da inclusão de pelo menos 01 (um) item para que o sistema possa gravar as informações contidas na Nota fiscal, lembrando que, se a Nota Fiscal, a ser inserido for só de Produto, não ha obrigatoriedade do preenchimento da aba Serviços do Pedido, mesmo procedimento se aplica quando for um pedido só de Serviço, onde não ha obrigatoriedade do preenchimento da aba Produtos do Pedido, ou em ultimo caso, a inclusão no mesmo pedido de um Produto e Serviço.
Obs.: Ao habilitar os parâmetros ARQUIVOS / PARÂMETROS + LANÇAMENTOS + NOTAS FISCAIS (Exporta Lançamentos para o Fiscal Automaticamente? e Exporta Lançamentos para o Estoque Automaticamente?), todas as NF, que forem gravadas, automaticamente serão exportadas para os módulos de destino automaticamente, evitando assim realizar a integração nas NF manualmente pela rotina INTEGRAÇÃO / MODULO FISCAL e MODULO DE ESTOQUE.
Toda e qualquer NF inserida na rotina LANÇAMENTOS / NOTAS FISCAIS / MANUTENÇÃO, obrigatoriamente terá que parametrizar na rotina ARQUIVOS / CADASTRO / CFOP, utilizando-se do código CFOP que melhor se adequá a compra realizada juntamente com auxilio do Contador, para que o sistema possa exporta automaticamente a NF para os Modulos Estoque e Financeiro, selecionando uma das opções "Movimenta Estoque" e "Exporta Financeiro", sem uma destas opções habilitada, ou as duas opções habilitadas, a NF não será exportada automaticamente para o modulo de destino, mesmo que anteriormente os parâmetros citados estejam selecionados para exportar Fiscal e Estoque.